segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Não voltes pelo mesmo caminho!

"Porque assim me ordenou o SENHOR pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão, nem beberás água e não voltarás pelo caminho por onde foste" (1 Rs 13.9).

Quantas vezes seguimos um caminho que nos leva à destruição,  à derrota, e, por vezes, à solidão e ao desespero!
Quando isso acontece, é preciso voltar ao início de tudo.
Mas nem sempre devemos tomar o mesmo caminho de volta. É preciso ouvir Deus para saber qual o caminho a seguir.
Pode ser que Deus diga: "não voltarás pelo caminho por onde foste"!
E nesse caso, é melhor dar ouvidos a Deus do que ouvir os "profetas velhos" que lhe aconselharão diferente, e dirão que têm experiência,  que Deus também lhes fala, mas mentem (1 Rs 13.18).
Voltar pelo mesmo caminho pode ter um leão a espreita!
A mesma vida, as mesmas atitudes, as mesmas ações, os mesmos comportados e os mesmos erros de antes devem ser evitados. E quem sabe, as mesmas pessoas, os mesmos lugares, os mesmos ambientes também devem ser deixados para trás.
Seguir outro caminho pode ser benéfico e um bom novo começo.
Quem sabe no silêncio da caverna, depois da agitação, a voz de Deus ecoará falando o caminho a seguir.
É só ouvi-Lo e seguir em paz!

2 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Meus amigos irmãos, passei pela net visitando vários blogs, e passei pelo seu lindo e excelente blog, não li muito mas o suficiente para ver que pelas suas palavras aqui expressas, é um ser que ama o mesmo Deus, e que deseja servi-lo e honra-lo, e isso para mim é mais que motivo de alegria. Quero deixar-lhe um convite: Mas faça-o só se desejar, se não estiver interessado pode deletar meu comentário que não fico chateado. Se deseja fazer parte dos meus amigos virtuais no blog, O Peregrino e servo.
Ps.Decerto que irei seguir também seu blog,se conseguir encontrá-lo.
Antonio Batalha.

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Graça e paz! Achei excelente o texto. Escrito com simplicidade, objetividade e resultado prático. Interessante que, na passagem bíblica, o profeta já havia recebido a instrução divina sobre como retornar após repreender Jeroboão. Porém, ele deu ouvidos a outro sem ir consultar a Deus. Por semelhança, outros personagens das Escrituras falharam pela falta de consulta a Deus. Um deles foi Josué quando fez aliança desautorizada que teve que ser honrada e trouxe consequências para Israel no futuro. Davi foi um grande vencedor e o segredo de muitas de suas vitórias foi que ele buscava Deus. E esse continua sendo o nosso desafio de viver. Pois, mesmo que o Senhor não venha falar conosco da mesma maneira, muitas vezes já fomos instruídos anteriormente, inclusive pela Bíblica, para não tomarmos determinados caminhos. Só que, quando desobedecemos, foi porque permitimos o engano entrar no coração. Portanto, vigiemos sempre. Que o Senhor nos guarde a abençoe! Abraços, fraternos.