quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Onde está Deus?

"As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, enquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?"  (Sl 42.3).

Vez por outra as pessoas perguntam onde Deus está, ainda mais quando acontece alguma calamidade ou catástrofe, principalmente quando vidas são ceifadas e muita dor é causada. Ao que parece, Deus assiste tudo de camarote e não se importa com o que acontece. É isso que as pessoas pensam e querem dizer quando perguntam onde Deus está diante dessas situações.

Mas, onde está Deus mesmo? Creio que antes de responder onde Deus está, devemos responder ONDE Ele NÃO está.

Deus não está na falsidade, na mentira, no ódio, no desejo de vingança, no engano, na traição, na corrupção, na trapaça, na manipulação das pessoas e vidas, no desejo de poder, na injustiça, no fingimento, no erro, na ganância, na miséria, na avareza, na impureza e em coisas semelhantes a estas. Sim, onde vemos essas coisas, certamente Deus não está. Deus não pode está onde impera o mal, onde prevalece a maldade e a crueldade, onde a injustiça é praticada e a perversidade anda solta. Não, Deus não está num lugar assim!

Mas Deus está onde há paz, verdade, misericórdia, compaixão, amor, honestidade, sinceridade, justiça, compreensão, perdão, respeito, santidade, e onde há virtudes e sentimentos semelhantes, se há algum louvor, Deus está. "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."  (Filipenses 4.8). Onde há amor verdadeiro e sincero, perdão de coração, compaixão e misericórdia certamente Deus estará sempre presente!

Assim, esse é o parâmetro para se descobrir onde Deus está. As calamidades e catástrofes acontecem como consequência natural da corrupção humana e maldição da terra. Portanto, Deus está onde sempre esteve e sempre estará.

"Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos."  (Isaías 57.15)

Nenhum comentário: