terça-feira, 13 de abril de 2010

As obras da carne

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gl 5.19-21 AF).

Quando se fala sobre as obras da carne, a primeira coisa que vem à cabeça de muitos são os pecados ligados ao sexo. Há muita gente que vive uma vida casta, no que diz respeito ao sexo, mas mesmo assim praticam obras da carne. Na lista das obras da carne, as quatro primeiras (na versão da Bíblia Almeida Fiel) estão ligadas a área sexual, só que a lista não pára por aí.

Como a proposta deste blog é apresentar minhas reflexões pessoais, não vou apresentar um estudo profundo ou apologético sobre o assunto, vou deter-me em descrever essas obras da carne, deixando as quatro primeiras para uma outra ocasião.

Começo com a idolatria, ou seja, a adoração a ídolos, a espíritos, a pessoas ou a objetos. Aqui inclui também a confiança que se deposita totalmente em pessoas, instituições ou coisas, como se essas tivessem autoridade igual ou superior a Deus e Sua Palavra.  É substituir Deus no coração e na prática!

Feitiçaria, o que inclui, mas não se limita, a toda forma de espiritismo, ocultismo, magia negra e branca, adoração a demônios, uso de drogas e outros objetos nas práticas ocultas.

Inimizades, que tem a ver com intenções e práticas hostis. Desejar e promover o mal ao próximo.

Porfias, que são brigas, lutas, oposições, contendas e disputas, inclusive por poder. Querer ser melhor dos que os outros, lutar por superiodade, posição. “Passar a perna” nos outros.

Emualações, que inclui ciúmes, falsidades, ressentimentos, rivalidades, fúrias de indignação (inclusive por ver o sucesso alheio).

Iras ou fúrias explosivas, através de palavras ou ações violentas.

Pelejas, rixas, ambições egoístas, cobiças do poder, espíritos partidaristas e facciosos.

Dissensões, divergências de opiniões, de interesses, de sentimentos (contrários à Palavra de Deus); disputas; desavenças. Pode-se divergir de opinião, mas não disputar ferozmente, com indignação e ira!

Heresias, facções, sectarismo, ensinos danosos e prejudiciais, desvios da verdade.

Invejas. Antipatia ressentida por outra pessoa por não possuir o que essa pessoa possui. É querer exatamente o que o outro tem!

Homicídios, não só a prática, mas o desejo de matar. Quantos estão matando com palavras!

Bebedices e glutonarias. Intoxicações, embriaguez, diversões e festas com comidas e bebidas extravagantes e desenfreadas!

“e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

Avalie-se à luz da Palavra de Deus e veja se você não está praticando alguma obra da carne (ou algumas)!

Nenhum comentário: