domingo, 26 de abril de 2009

Vaso quebrado

"Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer" (Jr 18.2-4).

Essa experiência de Jeremias me faz refletir sobre algumas coisas em nossa vida. O vaso que o oleiro fazia era de barro, assim como de barro somos nós.
O oleiro estava construindo, moldando o seu vaso tranquilamente. É a fase de nossa vida quando tudo está tranquilo e calmo. É o momento quando sentimos que Deus está trabalhando em nossa vida, nos moldando. As coisas parecem que se encaixam direitinho. Tudo está dando certo. Não esperamos que nada de ruim aconteça. E realmente, nunca podemos esperar coisas ruins! Afinal, Deus está no controle de tudo!
Mas, de repente, o vaso quebra! Vaso quebrado é vaso inútil. Um sinistro acontece! Um imprevisto. O vaso quebrou, e agora? O que fazer? Nossa vida pode ser quebrada por algo que nunca pensávamos ou esperávamos. Mas a vida é assim mesmo! Coisas desagradáveis acontecem! O vaso quebrou!
Penso que muitas vezes é necessário que o vaso seja realmente quebrado. Alguns precisam ser quebrados. São prepotentes, orgulhosos, vaidosos, confiantes em si mesmos. Vivem em função de si e de seus objetivos egoístas. São vasos defeituosos que precisam ser quebrados e refeitos.
Mas, calma, o vaso quebrou nas mãos do oleiro! O oleiro já tinha na sua mente a obra final! Ele já tinha tudo planejado! Ele sabia como seria o vaso. O vaso não iria ficar quebrado. Ele iria refazê-lo e ficaria perfeito.
Voce ou eu, é o vaso quebrado. Deus vai refazer tudo em sua vida! Fique tranquilo! O vaso final ficará perfeito, segundo o propósito do oleiro.

Nenhum comentário: